Irã terá nova rodada de negociações sobre programa nuclear

18/01/2012 - 12h49

Roberta Lopes *
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano deverá ser realizada em breve, disse hoje (18) o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ali Akbar Salehi. Ele informou que as negociações devem ser realizadas em Istambul, na Turquia.

“Não tenho certeza, mas provavelmente será em Istambul”, disse Salehi. A data está sendo negociada com o  ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ahmet Davutoglu, pela chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e o chefe dos negociadores iranianos, Said Jalili.  

As negociações sobre o programa nuclear iraniano estão paradas há cerca de um ano. A última rodada de discussões ocorreu em janeiro do ano passado na Turquia, com a participação de representantes iranianos e dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) e a Alemanha.

Na última semana, o Irã foi novamente acusado de enriquecer urânio a 20%, o que poderia levar o país à fabricação de armas atômicas. Diplomatas da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) relataram que as centrífugas nas instalações subterrâneas da central nuclear de Fordo estão enriquecendo urânio a 20%.

O representante do Irã na Aiea garantiu que o enriquecimento de urânio nas duas centrais nucleares do país, a de Fordo e a de Natantz, é supervisionado pela agência.

O Irã diz que seu programa nuclear tem fins civis, mas países do ocidente suspeitam que tenha fins militares. Esses países defendem a suspensão do enriquecimento de urânio no Irã até que inspeções da Aiea possam confirmar a natureza civil do programa.

O país já sofreu várias sanções por parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas, dos Estados Unidos e também de nações europeias por conta do seu programa nuclear.

O Irã começou a enriquecer urânio em 2006, em Natanz, central onde funcionam cerca de 8 mil centrífugas.

*Com informações da Agência Lusa//Edição: Graça Adjuto