Projeto Arte Cidadã promove na Rocinha cadastro para jovens que queiram trabalhar em grandes empresas

15/01/2012 - 17h31

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O projeto Arte Cidadã, desenvolvido pela Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha desde 2006, com o apoio da Petrobras, promove amanhã (16) a 1ª Feira de Empregabilidade da Rocinha. O gestor de Projetos da agremiação carnavalesca e coordenador do Arte Cidadã, Felippe Marques, disse que o objetivo da feira é gerar oportunidades de trabalho para os moradores.

Toda comunidade tem, segundo Marques, um distanciamento das grandes empresas, “às vezes por achar que não tem muita qualificação para trabalhar ou achar que não é possível. É uma descrença criada dentro delas mesmas”, observou.

Para mudar esse quadro, a feira é promovida com o objetivo diferente de aproximar a comunidade das empresas. “Fazer com que elas [as pessoas] tenham a opção de se cadastrar em todas as empresas que estão vinculadas ao nosso projeto e gerar emprego com isso. Hoje, são 1.500 vagas que a gente vai disponibilizar na segunda-feira [amanhã, dia 16]”.

A meta é trazer oportunidades de emprego para perto dos moradores da Rocinha. Marques destacou que a feira não ficará restrita, porém, às comunidades da Rocinha, Vidigal ou Vila Canoas, mas estará aberta também a pessoas de outras comunidades do Rio. “A todas as pessoas do estado que quiserem podem participar da feira”.

A ideia é formar um banco de dados. “No final, será produzido um cadastro único que vai ser disparado para todas as empresas”. Automaticamente, quem se inscrever estará concorrendo a vagas em todas as empresas que participam do projeto. A expectativa inicial é que 10 mil pessoas participem do evento, mas é possível que esse número seja superado.

Segundo Marques, além do aperfeiçoamento do processo de produção de material voltado ao carnaval carioca, tais como a confecção de fantasias, adereços e cenografia, o projeto Arte Cidadã oferece cursos técnicos de inglês e espanhol para o mercado de trabalho voltado ao turismo, visando à Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além de cursos na área de informática.

A 1ª Feira de Empregabilidade da Rocinha ocorrerá a partir das 9h, na quadra da escola de samba, na zona sul da cidade. A feira é apoiada pelo governo fluminense, por meio das secretarias de Trabalho e Renda e de Assistência Social.

No ano passado, o Arte Cidadã permitiu o acesso de 484 pessoas para empregos nas empresas parceiras.

Edição: Lana Cristina