El Baradei retira candidatura em protesto à forma de condução do governo pelo conselho militar do Egito

14/01/2012 - 12h04

Paula Laboissière*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O egípcio Mohamed El Baradei, ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, anunciou hoje (14) a retirada de sua pré-candidatura à Presidência do Egito. Ele disse que não pode se candidatar "a não ser em um regime democrático verdadeiro".

El Baradei criticou o conselho militar egípcio, que controla o país desde a renúncia do presidente Hosni Mubarak, no início do ano passado. Ele alega que o conselho governa o país como se não houvesse acontecido o levante popular que derrubou o regime anterior.

El Baradei é um dos principais críticos do projeto de reforma constitucional. A disputa para a sucessão no Egito está marcada para setembro. Para analistas internacionais, é fundamental que o governo de transição garanta que as eleições ocorram de forma livre e democrática, permitindo a supervisão de observadores estrangeiros. Como no Egito o voto não é obrigatório, o apelo para a população será a segurança da legitimidade do processo.

*Com informações da BBC Brasil

Edição: Lana Cristina