Presidente do STF diz que atentado contra fórum paulista foi abominável

13/01/2012 - 15h50

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, divulgou nota em que considera “criminoso” e “abominável” o atentado à bomba contra o Fórum de Rio Claro, no interior paulista, ocorrido nesta quinta-feira (12). Um pacote endereçado à juíza diretora do fórum, Cynthia Andrauss Carreta, explodiu antes de chegar ao seu gabinete, mas feriu dois funcionários.

Peluso classificou como inadmissível a repetição de ataques a magistrados e servidores, lembrando o assassinato da juíza fluminense Patrícia Acioli, morta a tiros no ano passado por investigar milícias no Rio de Janeiro.

De acordo com Peluso, o atentado de Rio Claro é o terceiro de 2012. No dia 2, foi registrado um incêndio criminoso no Fórum de Nova Serrana (MG), e dois dias depois familiares de uma desembargadora do Ceará foram torturados.

“Repudio mais esse criminoso, abominável e violento atentado contra membros da instituição”, disse o ministro, que acredita que os criminosos estão se aproveitando do clima “artificioso e injusto” de hostilidade à instituição para promover atos de terrorismo contra o Judiciário. “São fatos graves que dilaceram o tecido social e o Estado Democrático de Direito”, disse o presidente na nota. Ele quer a apuração e punição rigorosa dos responsáveis.

Edição: Fernando Fraga