Governo de Santa Catarina agiliza laudos para ajudar produtores segurados

12/01/2012 - 13h13

Pedro Peduzzi e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A fim de ajudar produtores a recompor perdas decorrentes da seca, técnicos do governo de Santa Catarina estão preparando laudos que serão entregues às seguradoras para que os prejudicados possam receber o seguro rural. De acordo com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, mais de 90% dos agricultores do estado estão cobertos por seguros.

“Pedimos [à Presidência da República] R$ 20 milhões em verbas emergenciais, mas não sabemos quanto será liberado", disse Raimundo Colombo, hoje (12), após reunião na Casa Civil. Segundo ele, esse recursos serão destinados à contratação de caminhões-pipa e à construção de açudes, poços e cisternas. “Nos últimos dez anos a seca se repetiu em sete períodos”, lembrou.

O governador explicou que a produção do estado está concentrada principalmente em pequenas propriedades. “Mais de 90% da agricultura do estado é familiar. Precisamos de água porque as vacas que costumavam dar 40 litros de leite estão produzindo apenas 10 litros”. Ele destacou que Santa Catarina é também o maior estado produtor de suínos e aves do país.

Segundo Colombo, o governo federal irá anunciar ainda hoje medidas emergenciais em auxílio aos estados da Região Sul que enfrentam longo período de estiagem.

A estimativa da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina é que as perdas com a seca somem até o momento R$ 440 milhões. A lavoura de milho é a mais prejudicada pela falta de chuva. As produções de soja, feijão, leite, frutas e hortaliças e a pecuária também foram afetadas.

O estado contabiliza ainda 73 municípios em situação de emergência em decorrência da estiagem. Mais de 65 mil propriedades rurais foram atingidas.

Edição: Talita Cavalcante