Meteorologia prevê chuva em áreas isoladas da Região Sul

11/01/2012 - 8h38

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  alerta para a ocorrência de chuva forte e trovoadas hoje (11) em áreas isoladas no leste de Santa Catarina, centro e leste do Paraná. No Rio Grande do Sul, onde os termômetros devem marcar 38 graus Celsius, pode chover, mas em áreas isoladas. O último boletim divulgado pela Defesa Civil ontem à noite mostra que o número de pessoas afetadas pela falta de chuvas no estado, que de manhã era de 531 mil, subiu, até o fim do dia, para 978.979. São 166 municípios em estado de emergência.

Uma comitiva, formada por secretários e técnicos do governo gaúcho, embarca  hoje para Brasília com o objetivo de agilizar a liberação dos R$ 18 milhões que a União se comprometeu a liberar para amenizar os prejuízos. O grupo deve pedir ao governo federal um reforço de mais R$ 20 milhões. Esses recursos deverão ser aplicados na construção de poços artesianos, em kits, em caixas d'água, alimentação para o gado, sementes para o plantio e ajuda humanitária.

No extremo-oeste de Santa Catarina, uma das regiões afetadas pela estiagem, o sol aparece com aumento de nuvens a partir da tarde. O deslocamento de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul vai provocar pancadas isoladas de chuva no oeste e meio-oeste. Há risco de temporais isolados, descarga elétrica e queda de granizo.
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri) informa que a chuva prevista para esta quarta-feira não é suficiente para resolver os problemas de déficit e de abastecimento de água.  

Segundo a Defesa Civil, 67 municípios decretaram estado de emergência e 429.314 pessoas sofrem de alguma forma com a falta de chuva. O governo do estado tem repassado recursos para as cidades mais atingidas, para o transporte de água às famílias e animais, bem como a terceirização de equipamentos para a produção de silagem e outras atividades que possam amenizar de imediato a situação.

No Paraná, sobe para 19 o número de municípios monitorados pela Defesa Civil, localizados nas regiões oeste e sudoeste do estado. O total de pessoas afetadas é 108.942. Até o momento, nenhum município decretou situação de emergência, pois estão sendo feitos os trabalhos de avaliação dos danos.

Edição: Graça Adjuto