Já choveu em Niterói mais de 80% do esperado para todo o mês de janeiro

11/01/2012 - 14h16

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Em apenas dez dias deste ano já choveu mais de 80% do esperado para todo o mês de janeiro em Niterói, região metropolitana do Rio. A avaliação foi feita pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) que, por meio de um pluviômetro instalado desde dezembro no campus da faculdade, transmite a cada 15 minutos o índice de chuvas.

O doutor em Recursos Hídricos e professor da UFF Élson do Nascimento explicou que a medição das chuvas em Niterói era baseada nos registros do município do Rio de Janeiro, em função dos dois pluviômetros existentes na cidade estarem desativados há mais de cinco anos. Segundo ele, a partir de agora, o centro e a zona sul da cidade vão ter informações sobre o acumulado de cada mês.

De acordo com Nascimento, apesar de o Instituto de Geociências – outra unidade da UFF – ter instalado há cerca de 6 meses um novo pluviômetro, os dois sistemas não são suficientes para informar dados precisos sobre a quantidade de chuvas. "O ideal é uma rede maior com pelo menos 20 pontos para toda a cidade, mas com certeza esses dois na universidade já vão dar uma informação mais qualificada.”

Segundo o professor, embora o novo medidor de chuvas seja de cunho científico, voltado para área de redução de riscos em períodos de chuvas, poderá auxiliar a população caso haja uma tempestade. " Naturalmente naquilo que a informação puder ajudar a resolver os problemas já de imediato, nós não vamos esperar terminar as pesquisas. A gente já vai informando", completou.

O dados coletados pelo pluviômetro podem ser consultados pela população no site www.hidrouff.uff.br.

Edição: Talita Cavalcante