Cardoso Moreira tem mais de 5 mil pessoas fora de casa por causa das enxurradas

11/01/2012 - 19h43

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O prefeito de Cardoso Moreira, no norte fluminense, Gilson Nunes disse hoje (11), que o número de pessoas que está fora de casa em consequência da chuva que afetou a região nos últimos dias supera os 5 mil moradores, entre desalojados e desabrigados no município. Nesta terça-feira (10), o governo do estado homologou o decreto de situação de emergência na cidade.

Segundo Nunes, alguns moradores utilizam as partes mais altas da cidade como abrigo, depois que o dique do Canal do Onça, na zona rural do município rompeu. “Assim que as águas baixarem na comunidade do Outeiro nós entraremos rapidamente para reparar os danos sofridos no dique de Pontal e no dique do Canal do Onça. Nós estamos preparados para no momento certo reconstruir o dique da comunidade de Outeiro para evitar novos problemas”.

O prefeito informou ainda, que o nível do Rio Muriaé que corta o município de Cardoso Moreira está baixando. Segundo ele, até o início da tarde desta quarta-feira (11), o nível do rio estava em 7,8 metros. A cota de transbordo é 8 metros. Segundo ele, no entanto, pelo menos oito pontes foram destruída na área rural.

“Em Outeiro já começou a baixar [a água]. Já baixou mais de meio metro o nível da água naquela comunidade. Na sede do município nós já estamos fazendo a limpeza. Vários carros pipa estão sendo utilizados pelo nosso pessoal e também fazendo a distribuição de cestas básicas e água potável”, disse.

Ainda de acordo com Nunes, os agentes da Defesa Civil e do Exército estão ajudando os moradores da região. “Tenho lá a Defesa Civil acompanhando, o Exército também está lá nos ajudando a controlar a situação. Nossos veículos estão de plantão para qualquer necessidade, caso a gente precise tirar as pessoas de suas residências. O período crítico já está passando”.
 

Edição: Rivadavia Severo