Hélio Costa tem alta médica e vai para casa

10/01/2012 - 9h26

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ex-ministro das Comunicações Hélio Costa, de 72 anos, teve alta médica na tarde de ontem (9), depois de passar quatro dias hospitalizado com diagnóstico de angina. Costa passou mal na quarta-feira (4), em Belo Horizonte, e foi levado às pressas para o Hospital Biocor. Ontem mesmo, após chegar a sua casa, o ex-ministro enviou mensagem pelo Twitter.

Cheguei a minha casa, graças a Deus e às mãos habilidosas do Dr. Maurício Barbosa e dos cuidados da Dra. Rossana Dall'Orto. Obrigado a todos”, disse o ex-ministro e ex-senador, na rede social. Durante toda a internação, ele se manteve ligado no Twitter, enviando mensagens com frequência.

No sábado (7), Costa mostrou-se surpreso com o apoio durante o tratamento. “Acho que nunca tive tanto carinho e de tantos amigos”, disse por meio da rede social. “Meus agradecimentos a todos os amigos que ligaram. O susto passou”, completou.

No último dia 4, por volta das 23h, Hélio Costa sentiu fortes dores no peito e foi socorrido, sendo levado para o Hospital Biocor. Desde o dia 5, o ex-ministro dá sinais de recuperação ao enviar mensagens pela internet.

Nas mensagens, o ex-ministro contou que foi diagnosticado com quadro de angina e passou com sucesso por um cateterismo. O procedimento é usado pelos médicos para ter acesso ao interior do coração do paciente, por meio de um vaso sanguíneo do braço, pescoço ou coxa e, em geral, é feito para diagnóstico ou para pequenas cirurgias. Isso ainda não foi informado no caso de Costa.

Hélio Costa foi deputado federal por dois mandatos e senador até o fim do ano passado – cargo para o qual foi eleito com mais de 3 milhões de votos em Minas Gerais. Jornalista, ele também ocupou o cargo de ministro das Comunicações do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no período de 2005 a 2010.

Edição: Talita Cavalcante