Governo do Rio quer ajuda federal para projetos de canais extravasores e barragens nas regiões norte e noroeste do estado

10/01/2012 - 23h16

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, quer que o governo federal ajude o estado em ações que diminuam o impacto das enchentes causadas pelas chuvas no norte e noroeste fluminense. As duas regiões são cortadas por vários rios, entre eles o Muriaé. “Solicitamos ajuda de técnicos e geólogos da equipe montada pela presidenta Dilma Rousseff para elaborar projetos de canais extravasores e barragens”, disse. “O governador já autorizou o início da construção do canal extravasor em Laje do Muriaé com recursos do estado”, completou.

O vice-governador também solicitou apoio federal na liberação de recursos para a recuperação das rodovias estaduais atingidas pelas chuvas. “As nossas estradas estão sendo sobrecarregadas, devido a problemas nas estradas federais, provocados pela chuva. Por isso, pedimos uma linha de recursos à parte ao governo federal para manutenção de rodovias estaduais”.

Os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e dos Transportes, Paulo Passos, estiveram hoje, em Campos dos Goytacazes, em uma reunião com Pezão e prefeitos das regiões norte e noroeste. Eles anunciaram a liberação de R$ 25 a R$ 30 milhões para as cidades atingidas pela chuva. O ministro Fernando Bezerra disse que para os casos mais críticos “será utilizado o novo sistema de liberação direta, por meio do cartão de pagamento da Defesa Civil”.

O governador Sérgio Cabral homologou oficialmente hoje a situação de emergência decretada por sete municípios: Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Santo Antonio de Pádua, Aperibé, Itaperuna, Italva e Miracema.

 

Edição: Aécio Amado