Assessor de Cristina Kirchner diz que tudo sobre saúde da presidenta foi revelado

09/01/2012 - 13h13

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Dois dias depois de o governo argentino confirmar que a presidenta não sofre de câncer, o secretário-geral da Presidência da Argentina, Oscar Parrilli, disse hoje (9) que a ordem de Cristina  Kirchner foi: “dizer tudo [sobre sua doença]”. Ela foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um tumor benigno na tireoide, no dia 4, e teve alta anteontem (7).

De acordo com Parrilli, os assessores de Cristina Kirchner relataram publicamente tudo o que ocorreu envolvendo a saúde da presidenta. "Tudo foi relatado de acordo com o que aconteceu. É um fato médico que ocorre em 2% dos casos. Ela [a presidenta argentina] está dentro desse percentual”, acrescentou.

O secretário condenou aqueles que criticam os profissionais da área de saúde da Argentina devido ao diagnóstico equivocado sobre a presidenta da República. Para ele, o importante é que Cristina Kirchner se recupere bem da cirurgia e mostre ânimo para retornar ao trabalho.

Inicialmente, a previsão é que Cristina Kirchner retorne ao trabalho no próximo dia 24. Nesse período, o vice-presidente da República, Amado Boudou, assumirá interinamente o poder. Nos primeiros atos dele, foram fixados reajustes de impostos.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam//Edição: Graça Adjuto