Área de galpões implodidos no Rio vai abrigar famílias carentes

08/01/2012 - 15h31

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Quatro antigos galpões da Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL), em Benfica, zona norte do Rio, foram implodidos hoje (8). O objetivo do governo do estado é construir no local 688 unidades habitacionais para abrigar parte das mais de mil famílias que ocupavam a construção, em condições precárias, desde 2002.

Para garantir a segurança, os moradores do entorno foram retirados de suas casas durante a operação e recebidos em um ponto de apoio. A circulação de trens e metrô também foi interrompida. Ao todo, foram utilizados 250 quilos de dinamite, que geraram 80 mil toneladas de entulho. Os resíduos serão aproveitados para o aterro do terreno.

De acordo com o governo do estado, o projeto prevê a construção, no espaço de 50 mil metros quadrados, de 30 blocos e uma área de lazer, com quadra poliesportiva. Cada prédio terá quatro pavimentos, com 24 apartamentos compostos por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e varanda. Estão previstas também pavimentação, iluminação, drenagem pluvial e a construção de praças, jardins, ciclovia e uma creche. A previsão é que as obras, que serão executadas pela Empresa de Obras Públicas (Emop), terminem em oito meses.

A construção do novo conjunto CCPL contará com investimentos de R$ 54 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o vice-governador e coordenador executivo de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, a operação de hoje foi “um sucesso”. Ele acredita que as novas moradias vão garantir às famílias condições mais dignas.

“Havia grande violência nesse local, onde 4 mil pessoas viviam em condições insalubres. Estamos recuperando locais abandonados e trazendo a paz”, afirmou.

Outros terrenos selecionados pela Emop serão desapropriados para a realocação de mais 4 mil famílias que vivem na região. O governo estadual entrará com recursos para promover a infraestrutura de saneamento, terraplanagem e iluminação para a construção de unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Edição: Graça Adjuto