Minas Gerais tem 87 municípios em estado de emergência

06/01/2012 - 8h20

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A situação em Minas Gerais se agravou nas últimas horas. A Defesa Civil estadual informou que já são 87  municípios em estado de emergência em decorrência dos impactos causados pela chuva e pelas enchentes na região. Ontem (5) à noite foram incluídos mais 13 municípios entre os que necessitam de atenção e ajuda especial. Porém, no total, são 142 municípios afetados.

Pelo menos oito pessoas morreram em decorrência de várias situações, como queda de árvore, arrastada pelo rio, desabamentos, deslizamentos de terra, enxurradas e inundações. São, por enquanto, 34 pessoas feridas e uma desaparecida - Rita Vieira de Souza, no município de Santo Antônio do Rio Abaixo.

Mais de 2 milhões de pessoas são vítimas dos efeitos da chuva e das enchentes nas cidades mineiras. Quase 10 mil estão desalojadas e 512 desabrigadas. Há casos, como o da cidade de Brumadinho, em que boa parte do município foi tomado pelas águas e as ruas se transformaram em riachos.

O saldo de casas e pontes atingidas também é elevado. Em Minas Gerais, 3.402 casas sofreram danos parciais ou foram totalmente destruídas devido à chuva e às enchentes que também afetaram 205 pontes em todo o estado.

Os municípios que foram incluídos são Santa Fé de Minas, Entre Rio de Minas, Cataguases, Araponga, Caputira, Contagem, Sardoá, Formiga, Divinópolis, Mário Campos, Rio Casca, Conselheiro Pena e Esmeraldas.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, se reúne agora de manhã com o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. O encontro, marcado para as 9h no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, é para tratar de ações emergenciais para a recuperação das rodovias federais castigadas pela chuva.

Após a reunião, o ministro percorrerá trechos das rodovias atingidas. Paulo Passos vai vistoriar os trabalhos de recuperação na BR-040 e BR-356, entre Belo Horizonte e Ouro Preto.

Há expectativa de que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, participe da reunião. Nessa quinta-feira (5) à tarde, ele visitou o Rio de Janeiro.

Edição: Graça Adjuto