Governo faz hoje terceira reunião da semana para tratar de estragos causados pela chuva

05/01/2012 - 12h10

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, coordena no início da tarde de hoje (5) a terceira reunião da semana para tratar das ações do governo federal para prevenção e enfrentamento dos estragos causados em estados atingidos pelas fortes chuvas. Além disso, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, tem encontro marcado com os governadores do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, estados que sofrem com as fortes chuvas.

Da reunião na Casa Civil participam os ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia. Na terça-feira (3), a ministra Gleisi Hoffmann interrompeu o recesso, que duraria até o final da semana, para tratar dos prejuízos decorrentes das chuvas.

Após a reunião, marcada para começar às 13h30, o ministro da Integração viaja para o Rio de Janeiro e, no fim da tarde, se reúne com o governador do estado, Sérgio Cabral. Amanhã, Fernando Bezerra segue para Minas Gerais e se encontra com o governador, Antonio Anastasia.

Minas Gerais já contabiliza 71 municípios em situação de emergência, com oito mortos e mais de 9 mil pessoas desalojadas e 436 desabrigadas. No Rio de Janeiro, seis municípios decretaram situação de emergência. O estado tem cerca de 20 mil desalojados e 1,7 mil desabrigados.

O Espírito Santo, que também sofre com as chuvas, tem 21 municípios em estado de emergência, com mais de 1.000 pessoas desalojadas e 178 desabrigadas.

Edição: Talita Cavalcante