Funcionários de creches do Rio passam a ter carga horária definida para atividades de capacitação

04/01/2012 - 14h48

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os agentes de creche do município do Rio de Janeiro terão a partir deste ano mais tempo para investir na capacitação profissional. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, sancionou hoje (4) uma lei que organiza a carga horária desses profissionais. Com a medida, os agentes terão uma reorganização das 40 horas semanais de trabalho. Desse total, dez horas terão de ser destinadas a atividades extraclasse, sendo oito para criação de material didático e pedagógico e duas para atividades individuais.

Segundo a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, a lei também visa a dar mais qualidade de trabalho aos agentes de creches que tinham um expediente cansativo, o que acabava prejudicando o atendimento das crianças. Claudia Costin ressaltou a importância das creches no processo de formação educacional, tanto para os pais quanto para os filhos.

“Creche não é um depósito de crianças. Creche é um lugar aonde a criança vai para ser educada. A mãe consegue ir trabalhar e estudar, completar sua educação e a criança já começa a sua educação”, destacou.

Ela informou que em fevereiro serão inauguradas mais 18 creches na cidade. Com esse investimento, a secretaria espera, até o final do ano, duplicar o número de vagas no município. Claudia Costin disse também que o déficit de mais de 7 mil professores da rede municipal acumulado desde o ano de 2009 foi praticamente resolvido, caindo para apenas 83.

A agente de creche Ana Lúcia Novais, que acompanhou a cerimônia de assinatura da lei, aprovou as mudanças feitas na reestruturação do horário de trabalho, mas disse que o novo demorou para ser aprovado. "Foi até tarde, porque nossas reivindicações são antigas desde que nós entramos, agora ele [prefeito Eduardo Paes] já deu essa abertura, minha esperança é que ele atenda a outras [demandas] também”, disse.

Edição: Juliana Andrade