Depois de militares, Polícia Civil do Ceará anuncia greve

03/01/2012 - 22h28

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mais um revés para a manutenção da segurança pública no Ceará ocorreu hoje (3), com o começo de uma greve na Polícia Civil do estado. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpoci), a categoria pede aumento salarial e melhores condições de trabalho.

Os policiais civis de Fortaleza já estão acampados em frente ao prédio da Polícia Civil, localizado no centro da capital. A greve começa quando as negociações sobre a paralisação de policiais militares e bombeiros chega em sua fase final, depois de cinco dias de caos no estado.

Os policiais civis pedem que o efetivo receba pelo menos 60% do valor pago a delegados, que recebem R$ 8 mil na fase inicial da carreira. Atualmente, o salário é de cerca de R$ 2 mil. Também pedem a retirada de presos das delegacias e o aumento do efetivo policial.

Os policiais civis retomam a greve que havia começado em julho do ano passado, mas que foi suspensa em dezembro pela Justiça local por ser considerada ilegal. Na época, a categoria trabalhou com 30% do efetivo e escala de atendimento ao público nas delegacias. Agora, a promessa é de greve geral no estado.
 

Edição: Rivadavia Severo