Estudantes chilenos convocam mobilização para amanhã

02/01/2012 - 19h29

Danilo Macedo*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Estudantes do ensino médio no Chile convocaram uma mobilização para amanhã (3), na região administrativa de Providência, na capital Santiago, contra o fechamento de matrículas a jovens que participaram de manifestações contra o lucro no sistema de ensino que mobilizou o país em 2011.

A porta-voz do Liceo Carmela Carvajal, Danae Díaz, advertiu que, se for preciso, será chamada uma jornada de protesto nacional. Ela denunciou que estudantes secundaristas não tiveram sua matrícula renovada por participarem de manifestações.

O prefeito de Providência, Cristián Labbé, da União Democrata Independente e ex-agente da polícia secreta de Augusto Pinochet (1973-1990), disse, na semana passada, ser partidário de não permitir a matrícula aos alunos que têm participado em manifestações nos colégios.

Labbé também não descartou que haja demissões de professores das escolas que têm permanecido tomadas pelos estudantes nos últimos sete meses, em reclamação a um sistema de ensino gratuito garantido pelo Estado.

O ex-membro da Direção de Inteligência Nacional tem sido questionado  não só por suas medidas contra o movimento estudantil, mas também por ter concebido uma homenagem a Miguel Krassnoff, condenado a 103 anos de cárcere por delitos de lesa-humanidade.

 

* Com informações da agência oficial de Cuba, Prensa Latina
Edição: Rivadavia Severo