Operação da Polícia Militar apreende 22 motos irregulares na Rocinha

29/12/2011 - 13h11

Da Agência Brasil
  
Rio de Janeiro – Uma operação envolvendo 70 policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) apreendeu na manhã de hoje (30) 22 motos e quatro vans com situação irregular na Rocinha, zona sul da capital fluminense. A operação, denominada Garupa, tem como objetivos reduzir o número de assaltos praticados com motocicletas na região e tirar de circulação os veículos roubados, com licenciamento atrasado e com débito de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
 
A operação foi organizada depois que policiais do Bope, que ocupam a Rocinha desde o dia 13 de novembro, passaram informações sobre diversas motos que estavam entrando na favela em alta velocidade, levantando a suspeita de que os motociclistas estariam envolvidos em assaltos na região.
 
De acordo com o comandante da operação, tenente Célio Alves, apesar da quantidade de motos apreendidas o número registrado nesta ação foi menor em relação a outras investidas da polícia, que costumam recolher cerca de 60 veículos. Segundo Alves, a queda das apreensões de motocicletas na Rocinha se deve a um trabalho de conscientização do Bope e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) na comunidade.
 
“O Bope nos passou que foi feito um processo de conscientização dessas pessoas aqui [na Rocinha] para regularizar a documentação dos veículos, inclusive com a participação do Detran, que com uma equipe aqui estava ajudando a regularizar esses veículos. Então foi constatado que o número foi baixo em relação a outras operações”, explicou.      
 
Os veículos recolhidos foram encaminhados para um depósito público em Curicica, na zona oeste da cidade, onde ficarão até serem regularizados pelos proprietários.

Edição: Andréa Quintiere