Empresa adia início da operação da primeira turbina da Hidrelétrica Santo Antônio

29/12/2011 - 16h48

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Santo Antônio Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), adiou a entrada em operação da primeira turbina, que estava prevista para esta semana. A empresa informou hoje (29) que a primeira unidade geradora (turbina e gerador) deverá ser integrada ao Sistema Interligado Nacional em janeiro, mas não especificou a data. Os equipamentos continuarão em teste até lá, segundo o consórcio.

A primeira das 44 turbinas previstas para a usina pesa cerca de 900 toneladas e tem potência média de 72 megawatts (MW). Segundo a empresa, a energia gerada em cada turbina é suficiente para abastecer até 350 mil residências. As demais turbinas devem entrar em funcionamento, gradualmente, até 2015.

Mesmo com o adiamento, Santo Antônio começará a gerar eletricidade cerca de um ano antes do previsto no cronograma inicial da obra. O contrato de concessão da hidrelétrica previa o início da geração em dezembro de 2012.

A Usina Santo Antônio terá capacidade instalada de 3,15 mil MW e vai custar cerca de R$ 16 bilhões. Com a Usina Hidrelétrica Jirau, Santo Antônio forma o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, um dos principais empreendimentos energéticos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Edição: Aécio Amado