Polícia Civil fluminense adota medidas para intensificar combate ao jogo do bicho no estado

28/12/2011 - 19h41

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O combate ao jogo do bicho no Rio de Janeiro vai ser intensificado com uma série de medidas que deverão ser cumpridas pelas autoridades policiais do estado. Uma portaria assinada pela chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, foi publicada hoje (28) prevê diretrizes básicas a serem observadas pelos policiais quando da apreciação de fatos nas delegacias envolvendo a contravenção. A medida determina a prisão em flagrante dos apontadores pelo crime contra a economia popular, no caso de manipulação dos resultados da atividade ilegal.

Por meio de operações realizadas para coibir o jogo do bicho, entre elas, a recente Operação Dedo de Deus, foi possível colher informações que trazem indícios de manipulações nos resultados e processos fraudulentos relacionados à atividade. A partir dessas informações, a medida criada “visa a aumentar o combate à contravenção, já que a soma das penas imputadas à contravenção do jogo do bicho e a relativa ao crime contra a economia popular não permite a aplicação da Lei 9.099/95, que criou os crimes de menor potencial ofensivo, onde não há prisão”, explicou Martha Rocha.

Na resolução, a chefe de Polícia Civil orienta os delegados a colher os depoimentos dos envolvidos, verificando se há manipulação dos jogos. Além disso, as informações levantadas poderão resultar em uma autuação em flagrante também por concurso material, ou seja, a prática de um crime para a facilitação de um outro. No caso do jogo do bicho, “manipular resultados para roubar dinheiro dos apostadores”.

 

Edição: Aécio Amado