Depois do diagnóstico de câncer, Cristina Kirchner mantém intensa agenda de trabalho

28/12/2011 - 14h15

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Depois de receber o diagnóstico de câncer na tireoide, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, de 58 anos, manteve hoje (28) a rotina de trabalho. Ela agendou reuniões com ministros, governadores e comandantes das Forças Armadas. Pela primeira vez, Cristina Kirchner aparecerá em público depois de a Casa Rosada (sede do governo argentino) confirmar que ela será submetida a uma cirurgia no dia 4 para a retirada de um tumor maligno na glândula tireoide.

Na reunião com governadores, a presidenta anunciou a ampliação de um programa de refinanciamento de dívidas das províncias [o equivalente a estados] por mais dois anos. Das 23 províncias argentinas, 17 assinaram o acordo com o governo federal. Ainda hoje, Cristina Kirchner participa de uma cerimônia para a promoção de oficiais das Forças Armadas.

O oncologista Santiago Zund, que integra a equipe de profissionais que cuidam da saúde da presidenta argentina, disse que o prognóstico relativo à governante é “positivo”. Segundo ele, a cirurgia para a retirada do tumor deve durar de duas a três horas. De acordo com o médico, os exames mostraram que não há metástase (contaminação de outros órgãos pela doença).

Zund disse que a cirurgia envolve uma pequena incisão no pescoço, o que não impedirá Cristina Kirchner de ter uma vida normal depois. Porém, ele ressaltou que é necessário obedecer ao período de recuperação de 72 horas e complementar o tratamento com iodo radioativo.


*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam // Edição: Juliana Andrade