Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Brasil pode registrar crescimento expressivo no setor de turismo nesta temporada de verão, comparado ao mesmo período do ano passado. A estimativa é do conselheiro e ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Carlos Alberto Amorim Ferreira.
“A expectativa é boa. O crescimento esperado é de 15% a 20% em relação ao verão do ano passado”, avaliou Ferreira, que chama a atenção para o descompasso entre o aumento de turistas no país e a infraestrutura necessária para recebê-los.
“Os portos melhoraram, mas o movimento cresceu tanto que ainda não estão preparados. Nos aeroportos, menos ainda. O turismo está crescendo, mas a infraestrutura não está acompanhando. Todas as obras que foram feitas até o momento ainda representam muito pouco em relação às necessidades.”
Para o empresário, é preciso oferecer atendimento de qualidade ao visitante desde o momento em que ele chega, evitando filas que às vezes duram horas nos aeroportos, até o instante em que viaja de volta ao seu país. Tudo para deixar uma ótima impressão, fazendo com que o turista não só deseje retornar, mas também que faça divulgação positiva do Brasil.
“O principal da propaganda é o boca a boca. Todo mundo que vem e gosta, além de pretender voltar, recomenda para os amigos. Dependendo da sorte ou do azar na chegada ou na saída, pode atrapalhar o crescimento.”
De acordo com o Ministério do Turismo, até novembro deste ano, 8,263 milhões de turistas estrangeiros desembarcaram no país, contra 7,212 milhões em 2010, com alta de 1,050 milhão de visitantes de fora no período.
Nos desembarques domésticos, o crescimento foi ainda mais expressivo. Até novembro de 2010, o turismo interno aéreo representou 61,759 milhões de passageiros. De janeiro a novembro de 2011, foram 71,768 milhões, um crescimento de 10 milhões no período.
Edição: Graça Adjuto