Polícia Militar Ambiental de Brasília reforça fiscalização de embarcações que promovem festas no Lago Paranoá

24/12/2011 - 13h35

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No período de festas de fim de ano, a Polícia Militar Ambiental de Brasília vai manter a fiscalização 24 horas por dia das embarcações que navegam pelo Lago Paranoá. Em maio, o lago foi palco da tragédia com o barco Imagination, que levava 110 pessoas a bordo para uma festa e naufragou matando nove pessoas.

“Depois do Imagination, estamos tendo preocupação maior com embarcações com festas. Sempre que uma é identificada, fazemos inspeção para ver ser a situação está dentro da normalidade. Se não estiver, acionamos a Marinha para vistoria completa”, explicou o sargento Flávio Soares, do 1º Pelotão Lacustre da Companhia Fluvial do Batalhão Ambiental.

A principal medida de segurança, segundo Soares, é a garantia de coletes salva-vidas para todos os passageiros e tripulantes da embarcação. Mesmo que os passageiros não utilizem o equipamento durante todo o trajeto, é preciso haver número suficiente para todos. Crianças devem usar o colete salva-vidas durante toda a estada na embarcação.

Além do colete, quem for convidado ou pretende comprar ingressos para festas em embarcações deve tomar outros cuidados, de acordo com o policial militar. Na lista de recomendações, está a checagem do registro do condutor e da documentação da embarcação na Marinha. “Veja se o barco tem permissão para levar o número de passageiros que é anunciado. Vá até a embarcação e olhe as instalações. Observe a estrutura e veja se há coletes suficientes”, alertou. Passageiros também são orientados a não consumir bebida alcoólica em excesso no trajeto.

Edição: Lana Cristina