Chuvas atingem mais municípios em Minas Gerais

20/12/2011 - 13h37

Agência Brasil

Brasília - As chuvas continuam causando estragos em cidades de Minas Gerais. Os municípios de Itumirim, no sul do estado, e de Jacinto, na região do Jequitinhonha, decretaram hoje (20) situação de emergência. Mais nove cidades – Brasília de Minas, João Monlevade, Brumadinho, São Geraldo da Piedade, São João do Oriente, Santa Rita de Jacutinga, Itamonte, Alvinópolis e Sabará – fizeram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred).

A Defesa Civil de Minas Gerais dá suporte às coordenadorias municipais de Defesa Civil com maquinário e ajuda humanitária e recomenda que alertem a população quanto ao risco de alagamento, queda de árvores e deslizamento de encostas.

Belo Horizonte decretou situação de emergência no sábado (17). A chuva registrada até agora na capital mineira chegou a 516 milímetros (mm) e superou os 320 mm esperados para todo o mês. Devido às fortes chuvas, 61% acima da média para dezembro, o município registrou diversos pontos de alagamento, com interrupção de tráfego, pessoas desalojadas e risco de escorregamento de encostas.

Em Iraí de Minas, no Triângulo Mineiro, uma criança de 2 anos caiu em um bolsão de contenção de enxurradas. Não chovia no momento, mas quando a criança foi localizada, já estava morta. Em São João do Oriente, região do Vale do Rio Doce, Vanderley Jacinto da Costa, 36 anos, afogou-se quando se divertia com amigos subindo na ponte e pulando no rio, que tinha grande volume devido às chuvas.

Em todo o período chuvoso, de outubro até hoje (20), 21 municípios decretaram situação de emergência e mais 49 foram atingidos. Nesses três meses, 1.512 casas foram danificadas e 39, destruídas. No total, 22.826 pessoas foram afetadas. Segundo a assessoria da Defesa Civil de Minas Gerais, é impossível contabilizar o número de pessoas que estão desabrigadas e desalojadas no momento, devido ao grande número de municípios afetados pelas chuvas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje será mais um dia chuvoso em grande parte de Minas Gerais. Isso se deve à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul que está sobre o sudeste, desde semana passada, causando grande volume de precipitação.

Edição: Talita Cavalcante