Apesar da crise internacional, aumentam número e gastos de turistas estrangeiros no Brasil

20/12/2011 - 13h25

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Tanto o número de turistas estrangeiros quanto as divisas que eles deixam no Brasil têm aumentado cada vez mais. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, isso mostra que os efeitos da crise econômica internacional passam longe do setor no país.

“Até o fim do ano, cerca de 5,5 milhões de turistas estrangeiros terão visitado o Brasil. É um número recorde. Em 2010, foram 5,1 milhões. Isso representa um aumento de 7,8%, percentual que é quase o dobro do registrado no mundo [4%]. Em termos de divisas [gastos dos turistas estrangeiros no Brasil], o aumento supera os 10% no mesmo período, passando de US$ 5,9 bilhões para US$ 6,5 bilhões. Se compararmos com 2003, o ingresso de turistas aumentou 25% e as divisas cresceram 139%, ou seja, está aumentando cada vez mais e com tendência de aceleração”, explicou à Agência Brasil o presidente da Embratur.

Segundo ele, a crise internacional não foi sentida pelo setor porque, a exemplo da estratégia adotada pelo país nas relações comerciais com o exterior, o turismo apostou na diversidade de mercado, diminuindo a dependência de turistas norte-americanos e europeus – os mais atingidos pela crise – e ampliando as campanhas que associam o Brasil a formas de turismo que vão além das praias, “passando pelo cultural e de intercâmbio, pelo ecológico e de aventura, e pelo de eventos, melhorado ainda mais pela imagem que projetamos na área de ciência, tecnologia e inovação”.

“Investimos maciçamente em comunicação digital porque é a mídia que apresenta melhor custo-benefício. Nossas campanhas mostram a diversidade de opções turísticas no Brasil e são dirigidas principalmente aos países da América do Sul, origem de 46% dos turistas que visitaram o país em 2010. Para se ter uma ideia, os três países que mais têm aumentado o envio de turistas ao Brasil são sul-americanos, liderados pela Argentina. Nesses países, o Produto Interno Bruto (PIB) tem apresentado maior crescimento, apesar da crise na Europa e nos Estados Unidos”, disse Flávio Dino.

Além disso, outro fator que tem favorecido é a melhoria das condições de infraestrutura geral e da dedicada ao setor turístico. “O crescimento da malha aérea brasileira mostra bem isso, com o maior e mais vigoroso crescimento do planeta [15%]”, acrescentou Dino.

Ele aponta ainda a visão projetada pelo país no exterior - de sucesso na política econômica - como determinante para o interesse de turistas internacionais pelo país. Ajudam também megaeventos, como o Rock in Rio e os Jogos Mundiais Militares. “Não só pelo público direto envolvido, mas pelo efeito dominó que esses eventos causam, gerando o interesse de outras pessoas em, futuramente, conhecer o Brasil. Como já disse, continuamos buscando e ampliando a diversificação. Por isso apresentaremos, nas campanhas de 2012, o Brasil como destino completo para os turistas”, completou o presidente da Embratur.

Edição: Graça Adjuto