Lojistas do Rio esperam expansão de 11% nas vendas do Natal

19/12/2011 - 9h26

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As expectativas do comércio do município do Rio de Janeiro são boas para as vendas deste Natal, segundo o presidente do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), Aldo Gonçalves. Pesquisa feita entre os estabelecimentos associados à entidade indica um crescimento de 11% das vendas nesse período. Gonçalves mencionou que a expansão poderá variar um pouco para cima ou para baixo, dependendo do segmento do comércio.

Segundo ele, a percepção otimista decorre do fato de que os fundamentos da economia brasileira estão bons, apesar do cenário ruim internacionalmente. “O Rio de Janeiro está vivendo um bom momento”, disse. Para Aldo Gonçalves, além da realização de megaeventos esportivos na cidade, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o fator segurança tem contribuído para melhorar o desempenho do comércio. “[Isso] influencia o pessoal a sair de casa, a comprar.”

Com base no desempenho do setor em datas festivas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia da Criança e a Páscoa, que impulsionaram as vendas dos lojistas entre 8% e 10%, a estimativa para o comércio varejista carioca é expandir entre 6% e 8% no ano de 2011.

O comércio carioca comemorou crescimento de 9,1% das dívidas quitadas em novembro, em comparação ao mesmo mês de 2010, o que confirma a perspectiva favorável para o Natal. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) do CDL-Rio, esse foi o segundo melhor índice do ano, atrás apenas de janeiro, quando o aumento das dívidas quitadas atingiu 11,5%. “O número evidencia que houve uma recuperação do crédito para compras do Natal por parte dos consumidores”, assegurou Gonçalves. Nos 11 meses até novembro, as dívidas quitadas acumulam crescimento de 6,9%.

Edição: Talita Cavalcante