Amorim diz que denúncia de agressão de militares no Haiti será investigada

16/12/2011 - 16h56

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse hoje (16) que a denúncia de uma possível agressão de oito militares brasileiros a dois civis haitianos já está sendo investigada.

"Hoje pela manhã eu estive com o comandante da Minustah [Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti], que está no Brasil, e pude obter dele a informação que já há uma investigação em curso feita pela Organização das Nações Unidas [ONU] sobre o incidente. Então não vou me pronunciar sobre o que aconteceu exatamente porque será a investigação que vai apontar os caminhos", disse.

Segundo a assessoria do ministro, o comandante da Força de Paz da ONU no Haiti (Minustah), general Luiz Eduardo Ramos, disse ao ministro que a política da missão é de tolerância zero com qualquer transgressão praticada pelos militares.

A saída das tropas brasileiras no Haiti ainda não está definida. Para Amorim, essa questão tem que ser tratada sem precipitação. "Nós não podemos dar a impressão de que vamos nos eternizar no Haiti, porque isso não seria bom para o Haiti, mas ao mesmo tempo não podemos sair precipitadamente, deixando um trabalho incompleto", declarou.

O ministro participou de um evento no Centro Conjunto de Operações de Paz no Brasil, na Vila Militar, ao lado da ex-presidenta chilena Michelle Bachelet, comissária da ONU para Mulheres.

 

Edição: Aécio Amado