MPT vai mediar negociação entre trabalhadores e empresas aéreas para evitar greve na semana do Natal

15/12/2011 - 18h44

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai promover na segunda-feira (19), em Brasília, uma audiência com representantes dos sindicatos de aeroviários, aeronautas e empresas aéreas para tentar evitar uma greve nos aeroportos às vésperas do Natal, que prejudicaria milhares de passageiros do transporte aéreo.

A audiência foi acertada hoje (15) pelo procurador Ricardo Britto, ao fim de uma reunião com representantes de sindicatos dos aeroviários ligados à Força Sindical. Segundo o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aéreos, Uébio José da Silva, os sindicalistas pediram que o Ministério Público atue como mediador, pois acreditam que a via da negociação ainda não foi fechada.

“Insistimos que ainda há espaço para chegarmos a um acordo que beneficie trabalhadores e usuários”, disse o presidente da federação. “Nossa reivindicação não é fora dos parâmetros. As empresas nos ofereceram 3% de reajuste enquanto a inflação do período é 6,18%”.

Diferentemente das entidades ligadas à Força Sindical, que reivindicam reajuste linear de 9%, os sindicatos e federações filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) prometem paralizar as atividades a partir do dia 22, caso as empresas não concedam 10% de aumento. Os sindicalistas também não se entendem quanto ao percentual de reajuste do piso salarial. Enquanto as representações sindicais ligadas à CUT pedem 14%, as da Força Sindical reivindicam 15%. Segundo Silva, as entidades ligadas à Força também pedem aumento de 15% sobre o valor do vale-refeição e de 10% na cesta básica.

Edição: Vinicius Doria