Chuvas de granizo deixam milhares desalojados no Rio Grande do Sul

15/12/2011 - 13h06

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As chuvas de granizo que atingiram vários municípios do Rio Grande do Sul na madrugada de hoje (15) deixaram milhares de pessoas desalojadas. Nas cidades de São Jerônimo e de Fazenda Vilanova, 12.935 pessoas foram afetadas. Cerca de 8 mil estão desalojadas e dez, desabrigadas. Além disso, 2.704 construções foram danificadas.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até o momento apenas as prefeituras das duas cidades notificaram os estragos causados, mas outras devem fornecer as informações nas próximas horas. De acordo com a prefeitura de Caxias, cidade gaúcha com mais de 400 mil habitantes, a chuva de granizo também trouxe prejuízos à população local. Neste momento estão sendo computados os estragos, principalmente na zona rural.

No estado que é um dos grandes produtores de alimentos dos país, o granizo, além de causar danos na área urbana, deixando muitos desalojados, causa preocupação em relação à safra. De acordo com a Defesa Civil, o granizo pode ter destruído a cobertura de alguns armazéns de alimentos particulares, dentro de fazendas.
 

Edição: Juliana Andrade