Programa Nacional de Banda Larga vai chegar na Região Norte no ano que vem

14/12/2011 - 17h17

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo federal decidiu antecipar para o ano que vem o início da construção da rede de infraestrutura na Região Norte para o acesso à internet por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). O Ministério das Comunicações anunciou hoje (14) que vai repassar R$ 62,5 milhões para a estatal Telebras para acelerar os projetos do PNBL nos estados da região.

A previsão original do PNBL era construir a infraestrutura na Região Norte a partir de 2014, mas por causa da pressão de parlamentares da região, o governo decidiu antecipar em dois anos as ações na região. “Enfrentamos protestos e solicitações das bancadas da região e concordamos que deveríamos antecipar para o ano que vem. Achamos que as cobranças eram justar principalmente porque a região de fato está muito desassistida”, explicou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Para o ano que vem, a previsão é atender a cerca de 2 milhões de domicílios em 51 cidades. Em 2013, a rede deve chegar a 36 cidades e em 2014 devem ser contempladas 127 cidades. “Não achamos que isso vai deixar tudo resolvido lá, mas com certeza vai aumentar muito a capacidade de infraestrutura e a oferta de serviços”, disse o ministro. Segundo ele, os recursos repassados para a Telebras são uma sobra do orçamento do ministério deste ano.

O projeto prevê a construção de 2,8 mil quilômetros de fibras óticas e a construção de 20 pontos de presença, que são os locais que abrigam a infraestrutura e os equipamentos para o funcionamento do PNBL. A Telebras também firmou acordo de cessão de fibras da Eletronorte nas redes de transmissão que já existem e nas que estão em construção.

A Telebras vai oferecer o sinal de internet por meio de fibra ótica ou rádio até um ponto central da cidade. A partir daí, o sinal será levado até os usuários pelos provedores de acesso da região.
 

Edição: Rivadavia Severo