Meteorologia prevê tempo instável na Região Sul até sábado

14/12/2011 - 9h02

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – A frente fria que atingiu o litoral da Região Sul nos últimos dias se desloca em direção à Região Sudeste do país, mas ainda favorece a ocorrência de pancadas de chuva forte hoje (14), com queda de granizo em áreas isoladas no leste do Paraná, e no sul e litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que faça sol, intercalado com chuva até o próximo sábado (17), nos três estados.

Radar do serviço de meteorologia do Paraná (Simepar) mostra que durante a madrugada choveu forte no leste e norte do Paraná, com trovoadas entre o litoral e a parte norte da região metropolitana de Curitiba, os Campos Gerais e o Norte Pioneiro.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri) confirma que nos próximos dias, a influência de um sistema de baixa pressão manterá o tempo instável no estado, do planalto ao litoral. Segundo o órgão, a chuva não vai ocorrer de forma contínua, mas haverá pancadas concentradas especialmente na madrugada e entre a tarde e noite. Há possibilidade de temporal e granizo em áreas isoladas.

O Epagri alerta para a chance, nesta quarta-feira, de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com acumulado variando de 20 a 40 milímetros, em média.

Edição: Juliana Andrade