Senado aprova indicação de Rosa Weber para vaga no STF

13/12/2011 - 17h33

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O nome da ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Rosa Maria Weber, foi aprovado pelo plenário do Senado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Ela foi indicada pela presidenta Dilma Rousseff para o lugar da Ellen Gracie, que se aposentou como ministra do STF.

Antes de ser aprovada pelo plenário do Senado por 57 votos favoráveis e 14 contrários, Rosa Weber passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, onde também teve o nome aprovado. Alguns senadores chegaram a dizer que a ministra não se saiu bem, deixando de responder a algumas perguntas. Isso, segundo ele, prejudica o requisito de notório saber jurídico exigido para os postulantes de cargo de ministro da Suprema Corte.

Apesar disso, o relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), considerou que a ministra tem experiência na Justiça do Trabalho e condição de integrar o quadro de ministra do STF. A reputação ilibada da jurista gaúcha também foi ressaltada como ponto favorável para a sua aprovação.

Os senadores também aprovaram nesta terça-feira a indicação de André Longo Araújo de Melo para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na vaga decorrente do término do mandato de Hesio de Albuquerque Cordeiro. A indicaçãofoi aprovada mais cedo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e foi a Plenário conforme solicitação de votação em regime de urgência.

André Longo é médico graduado pela Universidade de Pernambuco (UPE), com especialização em clínica médica e cardiologia. Atualmente ocupa o cargo de conselheiro federal suplente por Pernambuco no Conselho Federal de Medicina.

Edição: Aécio Amado