Consumo de energia elétrica continua em alta no país, informa ONS

12/12/2011 - 16h05

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O consumo de energia elétrica no país registrou alta de 3,7% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No período de janeiro a novembro deste ano, em relação a igual período de 2010, houve aumento de 3,5%. Os dados constam no boletim de carga mensal do Operador Nacional do Sistema (ONS), divulgado hoje (12).

Na comparação com outubro deste ano, o consumo em novembro foi positivo em 1,6%. Nos últimos 12 meses, houve crescimento de 3,7%. A Região Sul foi a que teve maior aumento, 5,2% em 12 meses, à frente do Sudeste/Centro-Oeste, que registrou 3,9%, e do Norte, com 4,4%. A Região Nordeste, nos últimos 12 meses, teve crescimento de apenas 0,7%.

Segundo o ONS, o aumento no consumo no Sistema Interligado Nacional (SIN) representa o momento econômico do país: “a taxa de crescimento da carga de energia verificada em novembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, reflete a continuidade do movimento de menor dinamismo da atividade econômica, no qual os índices da produção industrial vêm mantendo um ritmo mais moderado de crescimento”.

A íntegra do boletim pode ser acessada no endereço eletrônico da página do ONS: http://www.ons.org.br/download/sala_imprensa/Boletim_Mensal-nov2011.pdf.

Edição: Nádia Franco