Senado aprova criação de cargos no Itamaraty

08/12/2011 - 13h43

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou hoje (8) projeto de lei que autoriza a criação de 400 cargos de diplomata e amplia em 893 o quadro de oficiais de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores.

Pela proposta, de autoria do Executivo, o provimento dos cargos será feito de forma gradual e mediante autorização do Ministério do Planejamento, observada a disponibilidade orçamentária.

Para o relator do projeto, Gim Argello (PTB-DF), a criação dos cargos é necessária devido às “extraordinárias transformações em curso no cenário internacional, que apresentam complexos desafios à política externa brasileira".

Tal iniciativa resulta da crescente importância internacional do país que requer sua decidida atuação em áreas como a promoção da integração da América do Sul, a aproximação com os países africanos, em especial com as nações de língua portuguesa”, argumentou o relator.

Já aprovada na Câmara, a matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois para o plenário.

Edição: Talita Cavalcante