Rio Poupa Tempo vai levar serviços de utilidade pública para as comunidades pacificadas da Rocinha e do Cantagalo

08/12/2011 - 18h47

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As comunidades pacificadas da Rocinha e do Cantagalo serão as primeiras a receber as unidades do programa Rio Poupa Tempo, criado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) com objetivo de reunir, em um mesmo espaço físico, entidades privadas e públicas, ligadas ao município, estado e governo federal, de maneira a oferecer à população serviços de utilidade pública com qualidade, eficiência e rapidez.

A expectativa é que as duas unidades estejam funcionando até abril. A coordenadora do programa, Fatima Destri Tenório, disse à Agência Brasil , que mais comunidades deverão ser atendidas pelo programa, entre elas o Complexo do Alemão, tão logo as favelas ali reunidas recebam as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Entre os mais de 400 serviços oferecidos pelo Rio Poupa Tempo, os mais procurados são carteira de identidade, RioCard (cartão de transporte) e defensoria pública, revelou Fátima Tenório.

O programa Rio Poupa Tempo foi implantado em julho de 2009 e, atualmente, conta com cinco unidades que funcionam no Largo da Carioca e na Central do Brasil, no centro da cidade, em bairros da zona oeste, na Baixada Fluminense e em São Gonçalo, na região metropolitana. Juntas, elas realizaram, de 2009 até agora, em torno de 12 milhões de atendimentos. Somente no acumulado janeiro a novembro deste ano, mais de cinco milhões de pessoas foram atendidas pelo programa.

A maior parte dos atendimentos foi feita pelas unidades da zona oeste (2.026.934) e Baixada Fluminense (1.642.264), em função da alta demanda e do grande número de bairros e municípios existentes, respectivamente, nas duas regiões, disse Fátima Tenório. “É uma área muito carente de serviços. Não é demanda reprimida, não”, esclareceu.

 

Edição: Aécio Amado