Diretora-gerente do FMI diz que entidade vai participar dos esforços europeus para combater a crise

08/12/2011 - 16h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse hoje (8) que a entidade vai participar dos "esforços" para enfrentar os efeitos da crise econômica internacional. Lagarde apelou ainda que os líderes mundiais assumam uma "ação decisiva". Lagarde deu a declaração depois de uma reunião em Bruxelas com várias autoridades europeias.

Lagarde se reuniu com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, além do coordenador do grupo que reúne os ministros das Finanças da zona do euro, Jean-Claude Juncker.

Também hoje o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu à União Europeia para agregar aos esforços “vontade política”. Obama se disse “muito preocupado” com os efeitos da crise econômica internacional. “Evidentemente estou muito preocupado com o que se passa na Europa”, disse ele.

Obama lembrou que os líderes europeus “já reconheceram que é urgente fazer qualquer coisa importante e corajosa” sobre o assunto. “Não há razão alguma para que eles não possam resolver o problema”, disse o presidente.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 

Edição: Rivadavia Severo