Termina hoje propaganda no rádio e na TV sobre plebiscito no Pará

07/12/2011 - 13h40

Da Agência Brasil

Brasília - Termina nesta quarta-feira (7) a propaganda gratuita no rádio e na televisão sobre o plebiscito de divisão do Pará, marcado para o próximo domingo (11). Usaram o espaço as quatro frentes contrárias e favoráveis à divisão do estado, para a criação do Tapajós e de Carajás.

A propaganda gratuita começou no dia 11 de novembro e ficou restrita ao estado diretamente afetado pela possível divisão. Ela foi transmitida pelas emissoras de rádio, inclusive as comunitárias, televisão e pelos canais por assinatura sob a responsabilidade das câmaras municipais.

Os programas foram veiculados todos os dias da semana, exceto quintas-feiras e domingos, em blocos de 10 minutos de duração. As emissoras de rádio e televisão também tiveram de reservar 20 minutos diários, inclusive aos domingos, para as inserções com até 60 segundos.

A votação de domingo ocorre das 8h às 17h. Os eleitores responderão a duas perguntas: a primeira, se eles são a favor ou contrários à criação do estado do Tapajós. Em seguida, devem opinar se são a favor ou não da criação do estado de Carajás. A ordem das perguntas foi definida em sorteio pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O voto é obrigatório para quem tem título de eleitor do Pará, e os que estiverem fora do domicílio eleitoral têm o prazo de 60 dias para justificar a ausência.

Edição: Talita Cavalcante