Padilha é contra consumo de bebidas alcoólicas em estádios durante a Copa

07/12/2011 - 19h03

Da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que é contra a comercialização de bebidas alcoólicas em estádios durante a Copa do Mundo de 2014. Ele participou hoje (7) de audiência pública com a Comissão Especial sobre o Consumo de Bebidas Alcoólicas na Câmara dos Deputados.

Segundo Padilha, o Brasil deve manter o Estatuto do Torcedor, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e resistir às pressões para a liberação nos jogos da Copa de 2014, que será realizada no Brasil. "Eu, como ministro da Saúde, defendo a manutenção do Estatuto do Torcedor."

Na audiência, Padilha citou dados do Ministério da Saúde que apontam o consumo abusivo de bebidas alcoólicas entre jovens e mulheres. O relator da Lei Geral da Copa, deputado Vicente Cândido (PT-SP), propõe a liberação da venda e do consumo de álcool durante os jogos do Mundial.

Já o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que também está na Câmara participando de audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto, disse que a venda de bebidas alcoólicas durante o evento precisa ser discutida com mais equilíbrio. “Ninguém concebe a proibição de bebidas alcoólicas no país. Por princípio, beber não é crime.”

Segundo Rebelo, caberá aos parlamentares chegar a uma decisão que equilibre questões de segurança com a liberdade individual dos cidadãos. “Não estou aqui defendendo nenhuma opinião, porque não sou especialista nem na área de segurança pública, nem de saúde pública, nem de lazer. É preciso que o Congresso Nacional leve em conta essas questões, e não apenas porque haveria uma disputa, natural do capitalismo, entre patrocinadores e promotores.”

Edição: Rivadavia Severo//A matéria foi ampliada às 19h31 para acréscimo de informações