Com aval da Fifa, Brasil destinará de 30% a 40% dos ingressos da Copa para cotas

01/12/2011 - 20h03

Bruno Bocchini

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – O governo federal, em acordo com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), irá incluir no projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 (Lei 2.330/2011) a determinação de destinar 300 mil a 400 mil ingressos – com preços “populares”, de US$ 25 a US$ 35 – para cotas. Serão beneficiados pessoas com deficiência, de baixa renda, indígenas, estudantes e idosos. A quantia equivale a aproximadamente 30% a 40% dos cerca de 1 milhão de ingressos que serão vendidos no Brasil.

“Isso já foi decidido. Vamos escrever no texto da lei, e será vendido em separado. Havendo mais demanda do que oferta, será por sorteio”, disse hoje (1º) o relator do Projeto de Lei Geral da Copa, o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP).

Os ingressos destinados as cotas não serão vendidos pela internet, como usualmente a Fifa faz em seus eventos. Segundo o deputado, as entradas serão comercializadas nas sedes locais da Copa, preferencialmente nas comunidades de baixa renda. Se houver maior procura do que demanda, a Fifa irá sortear os ingressos aos interessados incluídos nas cotas.

A entidade também concordou com a proposta de incluir no projeto da lei a determinação de que sejam fornecidos cerca de 25 mil ingressos para serem trocados por armas. A ação fará parte do programa Brasil Contra as Armas, que além de entradas também retribuirá - com ingressos para espetáculos, bolas e camisas - as pessoas que entregarem suas armas ao Poder Público.

Segundo o deputado, as vendas de ingressos irão começar tão logo a lei seja sancionada pela presidenta da República e publicada no Diário Oficial da União. De acordo com ele, em duas semanas o projeto deverá ser votado no plenário da Câmara.

 

Edição: Aécio Amado