Juros na zona do euro devem ser reduzidos e o fundo de estabilização tem de ser reforçado, diz OCDE

28/11/2011 - 15h28

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomendou hoje (28) que o Banco Central Europeu reduza as taxas de juros para facilitar o financiamento dos países da zona do euro em dificuldades. A iniciativa deve ser aliada ao trabalho de reforço do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, segundo a entidade.

Para a OCDE, a associação das duas ações podem combater a crise da dívida na zona do euro – que atinge a maior parte dos 17 países que compõem o bloco. No relatório divulgado hoje, a organização disse que o Banco Central Europeu deve ter um “papel-chave” na solução da crise da dívida na Europa.

Segundo a entidade, a economia da zona do euro vai registrar um crescimento de 0,2% em 2012, se os países conseguirem melhorar a confiança e encontrar soluções para a crise da dívida. No entanto, a OCDE estima que a região terá um crescimento de 1,6% na economia dos países da zona do euro este ano. Para 2013, as previsões voltam a apontar para um crescimento de 1,4%.

No próximo ano, a OCDE espera uma queda do desemprego de 0,3%, mas calcula um aumento de 0,2% em 2013. A entidade conclui ainda que a recuperação da economia nos países da zona do euro só será possível, se forem tomadas medidas políticas para aumentar a confiança dos consumidores e do setor financeiro e encontrada uma solução para a crise da dívida.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Fernando Fraga