Anac fixa procedimentos de segurança em embarques

28/11/2011 - 11h32

Da Agência Brasil

Brasília - Resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicada hoje (28) no Diário Oficial da União fixa medidas de segurança para o embarque de passageiros. Entre os procedimentos estão a busca pessoal, a inspeção manual da bagagem de mão e o uso de equipamentos de segurança por agentes de Proteção da Aviação Civil.

A norma de hoje unifica duas resoluções anteriores: a 007, de 2007, que limitou o transporte de substâncias líquidas em voos internacionais, e a 168, de agosto do ano passado, que fixou medidas adicionais de segurança na revista de passageiros, como a retirada de bebês dos carrinhos para passar individualmente pelo detector de metais e o exame dos bebês pelo equipamento, longe do corpo do adulto.

Na avaliação da agência, as medidas simplificaram o processo e agilizaram o embarque dentro dos padrões internacionais de segurança.

Todas as ações de vistoria de passageiros em aeroportos é supervisionada pela Polícia Federal. O objetivo de todas as medidas, segundo a Anac, é evitar que armas e explosivos estejam a bordo.

Edição: Talita Cavalcante