Designers cariocas fazem intervenções visuais em praça e ruas da cidade

27/11/2011 - 15h29

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

                  
Rio de Janeiro - Uma ação inédita vai levar às ruas do Rio de Janeiro, a partir de amanhã (28), os conceitos básicos de design, com o objetivo de gerar uma interação visual com a população carioca. Vinte e dois postes da Praça Tiradentes, no centro da cidade, e das principais ruas de Ipanema, na zona sul, serão plotados com trabalhos de igual número de escritórios de design cariocas.

A iniciativa é do Movimento Rio + Design 2011, projeto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico que reúne profissionais decididos a mostrar que o seu trabalho vai além da criação de produtos industriais. A proposta é que cada trabalho tenha, além do grafismo, uma frase ou micro-texto sobre o que é o design, para que serve, sua importância e seus valores.
 

Os “posteploters”, como estão sendo chamados os 22 postes, serão inaugurados às 19h de amanhã (28) e ficarão expostos durante uma semana. Na Praça Tiradentes, uma festa marcará a abertura do evento, com uma mostra dos trabalhos criados, cenograficamente instalados em postes na área interna da praça, em ambiente sonorizado por DJs.

Para a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Ângela Procópio, o evento contribui para chamar a atenção para o design produzido no estado do Rio de Janeiro. “O trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com os designers do Rio tem demonstrado a importância do setor para o desenvolvimento econômico fluminense. E também temos procurado demonstrar que o design não deve ser apenas para produtos sofisticados, ele deve estar em nosso cotidiano. O design é para todos”, destaca.

Em Ipanema, as lojas do chamado “quadrilátero do charme”, área de concentração do comércio de produtos de grifes famosas, foram convidadas a participar do Rio + Design 2011, expondo ou indicando uma peça de sua vitrine ou área interna.  

 

 

Edição: Lílian Beraldo