Pela primeira vez, Monti se reúne com Merkel e Sarkozy para discutir crise econômica

24/11/2011 - 8h09

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, reúne-se hoje (24) com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. É o primeiro encontro de Monti com Sarkozy e Merkel para discutir o endividamento do governo italiano. A conversa será em Estrasburgo, no Leste da França.

Na conversa, segundo assessores, Monti tentará convencer Merkel e Sarkozy de que a Itália é capaz de superar a crise e sobreviver ao endividamento de 1,9 trilhão de euros - que representam 120% do Produto Interno Bruto (PIB). A conversa ocorre no momento em que os mercados internacionais exigem agilidade dos dirigentes europeus.

Ontem (23), a Comissão Europeia propôs novas medidas para reforçar a vigilância orçamentária nos países da zona do euro, em resposta à crise no bloco. As medidas incluem a criação de um mecanismo que estabelece a criação de títulos comuns europeus, conhecidos como eurobônus. Pela proposta, os projetos de orçamento devem ser analisados em nível europeu e podem ser modificados em caso de necessidade.

Se a proposta for aceita pelos 17 integrantes (países) da zona do euro e o Parlamento Europeu, os governos deverão submeter seus projetos de orçamento para o ano seguinte até o dia 15 de outubro. Caso eles não respeitem as metas estipuladas pela comissão de restringir os déficits públicos a 3% do PIB, a comissão poderá intervir e solicitar mudanças.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto