Agência de classificação de risco rebaixa nota de Portugal

24/11/2011 - 12h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – A agência de classificação de risco Fitch rebaixou hoje (24)a nota da dívida de Portugal em um grau, para BB+. Todas as classificações de tipo BB da Fitch são consideradas de grau especulativo ou lixo, conforme o jargão financeiro.

A Fitch disse que a nota de Portugal tem uma perspectiva negativa, indicando que ela pode ser rebaixada novamente: “[Os motivos para o rebaixamento são] grandes desequilíbrios fiscais, o alto endividamento em todos os setores e uma perspectiva macroeconômica adversa", destaca comunicado da agência.

Devido à dívida pública, Portugal recebeu um pacote de ajuda financeira estrangeira, a exemplo de outros países da zona do euro, como a Irlanda e a Grécia. O país vive hoje uma greve geral, promovida pelas centrais sindicais, que ganhou adesão de várias categorias profissionais.

Os grevistas protestam contra as medidas de austeridade definidas pelo governo para atender às exigências da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional. Os trabalhadores temem cortes de salários e demissões. O Parlamento deverá votar a matéria na próxima semana.


*Com informações da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade