Servidores do Judiciário fazem manifesto por aumento salarial em frente ao Palácio do Planalto

23/11/2011 - 17h27

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Servidores do Judiciário fizeram protesto, nesta tarde, em frente ao Palácio do Planalto, por aumento salarial. Eles reivindicam um reajuste médio que representa um aumento de 33,8% sobre os gastos do Judiciário com pessoal, segundo o coordenador de comunicação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União, Jean Loiola.

Para justificar a demanda, os servidores do Judiciário usam como comparativo os salários do Legislativo e alegam que há funções de nível médio no Parlamento que são mais bem remuneradas que funções de nível superior do Judiciário. A categoria está em greve em 20 estados e, em pelo menos dois deles, Bahia e Mato Grosso, a greve começou em junho.

Os servidores permaneceram a maior parte da tarde protestando em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, há pouco mais de meia hora, cruzaram a Praça dos Três Poderes, driblaram os seguranças da Presidência da República e conseguiram chegar perto da rampa do Palácio do Planalto, de onde despacha a presidenta Dilma Rousseff. Em faixas, eles alegam que os salários estão congelados há cinco anos. O trânsito está lento no entorno do palácio, que fica ao final da Esplanada dos Ministérios.

A segurança da Presidência está negociando com o movimento para que eles deixem a rua, voltem para a Praça dos Três Poderes e indiquem um grupo de representantes para ser recebido por alguém da Presidência.

Edição: Lana Cristina