Obras do PAC em 2012 servirão para “alavancar economia" em momento de incerteza internacional, diz Miriam Belchior

22/11/2011 - 13h31

Yara Aquino, Daniel Lima e Pedro Peduzzi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse hoje (22) que as obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a serem realizadas em 2012 servirão para “alavancar a economia” do país em um momento de incertezas, provocado pela crise econômica internacional.

Como foi em 2008 e 2009, o PAC cumprirá um papel anticíclico. O fato de este ano estarmos preparando um conjunto grande de obras, que começarão ser realizadas em 2012, alavancará a economia, a criação de empregos e o aumento da renda em um momento de grande incerteza internacional”, disse ao apresentar o balanço do PAC 2.

Na avaliação de Miriam Belchior, o Brasil está dando os passos necessários na área de infraestrutura para alcançar os desafio impostos pela crise global. A ministra disse que houve pequena redução no investimento geral do governo em obras do PAC este ano, e atribuiu o fato ao início do governo da presidenta Dilma Rousseff, ocasião em que há um período de adaptação de equipes e revisão de projetos.

Os dados apresentados no balanço do programa mostram que até o final de setembro foram cumpridos 15% da execução orçamentária prevista para o período 2011-2014, totalizando R$ 143 bilhões.

Entre os números apresentados hoje no balanço do PAC estão os da área de energia, que mostram que este ano o Programa Luz para Todos fez 189 mil ligações elétricas, totalizando 29% da meta que é alcançar 662 mil ligações até 2014. Desse total, 257 mil são para atender ao Plano Brasil sem Miséria.

Edição: Talita Cavalcante