Comissão da Copa ouve hoje em audiência pública representante do Itamaraty

22/11/2011 - 6h05

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Especial que analisa o projeto da Lei Geral da Copa do Mundo, de iniciativa do governo federal, realiza hoje (22), a partir das 14h30, audiência pública na Câmara dos Deputados com o subsecretário-geral das comunidades brasileiras no exterior, Eduardo Gradilone, que representará o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.

A audiência dá continuidade ao trabalho da comissão para ouvir autoridades, entidades e a sociedade civil sobre o projeto de lei que o governo encaminhou ao Congresso. O projeto dispõe sobre o ordenamento jurídico especial que será adotado nas 12 cidades-sede da Copa de 2014 e durante a Copa das Confederações de 2013.

Já foram realizadas diversas audiências públicas pela comissão, entre elas com o ex-ministro do Esporte Orlando Silva e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. A comissão também vem promovendo seminários nas cidades-sede da Copa e já esteve em Salvador, no dia 10, e em Porto Alegre, no dia 18 deste mês. O próximo encontro será realizado quinta-feira (24), às 10h, em Brasília. O local ainda não foi definido.

Na pauta de hoje, além da audiência com o diplomata Eduardo Gradilone, a Comissão Especial da Copa vai deliberar sobre vários requerimentos, entre eles o do deputado e ex-campeão mundial de boxe Acelino Popó Freitas (PRB-BA), que pede a realização de audiência pública com os governadores dos estados das cidades-sede da Copa e representantes das confederações. O deputado baiano também quer a realização de audiência pública com os representantes do Grupo Executivo da Copa do Mundo – Gecopa - vinculado ao Comitê Gestor da Copa do Mundo Fifa 2014 (CGCopa).  

Edição: Graça Adjuto