Ao reforçar acordo da base, Vaccarezza diz que DRU será aprovada até as 22h

22/11/2011 - 12h19

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse há pouco, após conversa com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que a intenção do governo é iniciar na tarde de hoje (22) a votação do segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 67/11 que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até dezembro de 2015. Apesar da promessa de obstrução pela oposição, como ocorreu durante a votação em primeiro turno, Vaccarezza mostrou confiança na aprovação da DRU na noite de hoje.

"Gostaria de concluir a votação até as 22h. Acordo na base já demonstramos que temos de sobra, não só para a DRU, mas como para [votar] outros temas importantes para o nosso governo. A oposição vai usar todos os recursos para impedir a votação. É um direito deles, mas o governo vai usar a maioria aqui na Casa", disse o líder do governo.

A DRU permite ao governo usar livremente 20% dos recursos vinculados pela Constituição a setores específicos. A vigência atual acaba em dezembro de 2011. Caso a DRU seja prorrogada, a estimativa no Projeto de Lei do Orçamento de 2012 é que R$ 62,7 bilhões estejam livres para serem usados pelo Executivo. O mecanismo foi criado no governo do ex-presidente Itamar Franco, em 1994, e vem sendo prorrogado até hoje.

Edição: Talita Cavalcante