MME acompanha vazamento de petróleo na Bacia de Campos

21/11/2011 - 11h07

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou hoje (21) que sua pasta acompanha de perto os desdobramentos do vazamento de petróleo na Bacia de Campos, em um campo explorado pela companhia norte-americana Chevron. Lobão disse que está em contato com técnicos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para ter mais detalhes do vazamento e estudar medidas legais.

“O ministério está acompanhando muito proximamente tudo que ocorre nessa matéria”, disse Lobão, após participar da abertura de um evento sobre energia em São Paulo. Nós estamos em contato permanente com os técnicos da ANP e com o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], que vai tomar as medidas legais.”

Segundo Lobão, as medidas legais são as multas que a Chevron terá de pagar se for comprovada sua responsabilidade pelo vazamento. O ministro disse, porém, que o mais importante neste momento não é a punição da companhia, mas a solução para o vazamento. “Precisamos de uma solução. A multa é uma consequência”, disse ele.

Edição: Graça Adjuto