Conservadores espanhóis aguardam confirmação da vitória em frente à sede do PP em Madri

20/11/2011 - 18h11

Da Agência Lusa

Brasília – Centenas de pessoas já estão concentradas em frente à sede do Partido Popular (PP) em Madri, festejando a possível vitória nas eleições espanholas. Pesquisas de boca de urna divulgadas pelo canal TVE apontam uma vitória histórica dos conservadores, liderados por Mariano Rajoy.

Na sede do partido, na Calle Génova, estão os principais dirigentes do PP, entre eles o previsível novo chefe do governo, Mariano Rajoy, que chegou ao local, perante muitos aplausos, uma hora antes do fechamento das urnas.

As pesquisas de boca de urna antecipam que o PP pode obter entre 181 e 185 cadeiras no Parlamento de 350 lugares. O PSOE, partido do atual primeiro-ministro, José Luis Zapatero, liderado por Alfredo Pérez Rubalcaba, poderá obter entre 115 e 119 cadeiras.

O pior resultado do PSOE foi registrado em 2000, quando o partido elegeu somente 125 deputados, exatamente o mesmo ano em que o PP registou o seu melhor desempenho, conquistando 183 das 350 cadeiras no Parlamento.

Os socialistas governaram nos últimos três anos com maioria relativa, tendo necessitado de acordos pontuais com as forças minoritárias, principalmente os nacionalistas bascos do PNV.

Segundo as projeções divulgadas pela TVE, a terceira força parlamentar poderá ser a CiU, com entre 13 e 15 deputados (tinha 10), seguindo-se a Esquerda Unida (IU) com entre 9 e 11 mandatos (um aumento significativo ante as duas cadeiras que detinha).

Ainda conforme pesquisas de boca de urna, o Parlamento poderá contar com três a quatro deputados da União Progresso e Democracia (UPyD) - tinha apenas um mandato - três da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) - os mesmo que controlava até aqui - dois do Bloco Nacionalista Galego (BNG) e dois da Coligação Canária (CC), que manteriam os números atuais.

A eleição legislativa da Espanha poderá registar a abstenção mais elevada desde 2000. A duas horas do fechamento das urnas apenas 57,66% dos eleitores tinham votado. O maior número de ausentes foi em 1979, quando votaram apenas 68% dos eleitores. A maior participação foi em 1977, com 78,8% do eleitorado comparecendo às urnas.